top of page

            SAIBA MAIS SOBRE A NOSSA CIDADE!!!

           Camutanga  é  um município brasileiro do estado de   Pernambuco. O município é formado apenas pelo distrito sede e pelo povoado da Usina Central Olho d’Água.  O nome do município é de origem indígena e significa uma espécie de Vespa ou Papagaio de várias cores. Seus primeiros habitantes também chamavam a região de Caanga que quer dizer casa de maribondos.

          Em 1911 a povoação de Ferreiras era sede do distrito de Ferreiros e pertencia ao município de Itambé. Posteriormente a sede do distrito foi transferido para Camutanga. Em 1933 o distrito passa a chamar-se Camutanga. Em 1963, o distrito de Camutanga, passou a constituir município autônomo, com a sua sede elevada à categoria de cidade, de acordo com a Lei Estadual nº 4.940, de 20 de dezembro. A instalação do município ocorreu em 8 de março de 1964.

 

 

 

 

   Aniversário: 08 de março

   Fundação: 1963
  Gentílico: camutanguense

 

VOCÊ SABIA ???

     No final da década de 1940, Camutanga, então distrito de Itambé, pleiteava sua emancipação política. Sua principal liderança, Pedro de Albuquerque Uchoa, que contava com o apoio do usineiro Arthur Tavares de Melo e do poderoso senhor de engenho Seneval Nunes Machado, observando que Camutanga detinha os requisitos para passar a cidade, busca, através do deputado Lael Sampaio, conquistar a sua emancipação política.

    Toda estratégia de Camutanga passava pela manutenção do então povoado de Ferreiros sob sua esfera administrativa. Ocorre que o arguto chefe político de Itambé, João Nunes não deseja perder Camutanga e Ferreiros e dá uma cartada que inviabiliza o sonho emancipatório de Camutanga.

     João Nunes envia uma lei para transformar Ferreiros em vila e desmembrá-lo de Camutanga. Além disso, João Nunes e o prefeito Vicente Barbalho provocam a ira de Arthur e Seneval fincando alguns marcos em concreto nas terras controladas por ambos. Esses, por sua vez, mandam arrancar os marcos, demostrando seu poder social. Resumindo Ferreiros passa da condição de distrito de Itambé e liquida as chances naquele momento de Camutanga passar a cidade.

    Foi um momento de rivalidade extrema entre as vizinhas cidades e ambas só passariam a cidade ao final de 1963, no governo de Miguel Arraes. O documento que posto aqui expõe com clareza a revolta da principal liderança política de Camutanga naquele período.

FONTE: Paulo cavalcante

 

ONDE FICA CAMUTANGA???                 VEJA AQUI NO MAPA:

Unidade federativa: Pernambuco

Mesorregião: Mata Pernambucana IBGE/2010[1]

Microrregião: Mata Setentrional Pernambucana IBGE/2010[1]

Municípios limítrofes: Ferreiros, Itambé (Pernambuco), Timbaúba e estado da Paraíba

Distância até a capital: 113 km

Características geográficas:

Área: 37,297 km² [2]

População: 8 156 hab. IBGE/2010[3]

População estimada para 2015: 8.450 IBGE

Densidade: 217,39 hab./km²

Altitude: 98 m

Clima: semi-árido BShW

Fuso horário: UTC−3

Indicadores:

IDH: 0,632 médio PNUD/2000[4]

PIB: R$ 96 439,142 mil IBGE/2008[5]

PIB per capita: R$ 11 780,98 IBGE/2008[5]

Geografia: Localiza-se a uma latitude 07º24’25″ sul e a uma longitude 35º16’28″ oeste, estando a uma altitude de 98 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.156 habitantes. Possui uma área de 37,518 km².

Relevo: Ondulado e forte ondulado

Clima: Tropical semi-árido, com chuvas de verão. O período das chuvas vai de novembro ao final de abril e a precipitação média anual é de 431,8mm. A temperatura média anual é de 25,2°C

Hidrografia: Camutanga é atendida pela Bacia Hidrográfica do Rio Goiana.

Vegetação: Floresta caducifoliada com trechos de Floresta Caducifólia

Bairros: Alto Santa Teresinha, Centro , Mutirão, Rua Nova e Vila do Clube.

bottom of page